Curso de NR 11 – Norma Regulamentadora 11

Curso de NR 11 – Norma Regulamentadora 11

Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais

1. INTRODUÇÃO

A NR11 é responsável por estabelecer as condições de segurança relacionadas às seguintes atividades:

  • Operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras; 
  • Transporte de sacas; 
  • Armazenamento de materiais. 

São diversos tipos de equipamentos que realizam a movimentação de materiais em uma empresa. Entre eles estão:

  1. Veículos industriais: empilhadeiras, paleteiras; 
  2. Equipamentos de elevação e movimentação: guindastes, elevadores;
  3. Transportadores contínuos: esteiras rolantes de correia, esteira de roletes. 

Nesse sentido, a NR11 conta também com um anexo sobre movimentação, armazenagem e manuseio de chapas de mármore, granito e outras rochas. Neste anexo estão dispostas informações sobre os requisitos do carro porta-bloco, carro transportador, pátio de estocagem, entre outros. 

De modo geral, a NR11 é responsável pela movimentação de materiais em edificações já construídas. Por outro lado, equipamentos utilizados para movimentação de materiais em edificações em construção (gruas, guinchos, elevadores a cabo e cremalheira) são abordados em uma NR específica: NR18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção.

2. ELEVADORES – Curso de NR 11 – Norma Regulamentadora 11

Quando um elevador for construído para movimentação de materiais, é preciso observar que o poço do elevador deve ser cercado em toda a sua altura, exceto na região das portas em cada pavimento.

Por isso, quando o elevador não estiver parado no pavimento em que há solicitação para que realize esta parada, a abertura deve estar devidamente fechada.

Caso esta situação não seja cumprida, é caracterizado um risco grave e iminente à integridade dos trabalhadores envolvidos na área, sendo assim o elevador interditado conforme NR3.

De forma a proteger da melhor forma possível os trabalhadores envolvidos no transporte de materiais, é preciso que garantias de resistência e segurança sejam fornecidas. 

O primeiro ponto a cumprir, é que os equipamentos utilizados para movimentação de materiais devem estar conservados em perfeitas condições de trabalho.

Em segundo lugar, deve ser indicada de forma bastante visível a carga máxima de trabalho permitida.

E finalmente, os equipamentos que contam com cabos de aço, cordas, correntes, roldanas e ganchos deverão ser inspecionados constantemente, e em caso de defeitos as partes devem ser imediatamente substituídas.

3. EQUIPAMENTOS DE TRANSPORTE COM FORÇA MOTRIZ PRÓPRIA

A fim de garantir a segurança dos trabalhadores, os operadores destes equipamentos devem receber treinamento específico oferecidos pela empresa. Estes devem ter sempre acoplados um sinal de advertência sonora (buzina), para evitar acidentes.

Para comprovar a capacitação, o operador deve portar uma identificação com nome e foto em local visível.

Esta identificação terá validade de 1 ano, e para que seja renovado o empregador deve fornecer exame de sangue completo para o trabalhador.

Como estes veículos são motorizados e liberam gases tóxicos como dióxido de carbono, monóxido de carbono, entre outros, o empregador também deve se responsabilizar pelo controle destes gases.

Nesse sentido, estes equipamentos não podem ser utilizados em locais fechados e sem ventilação, a menos que possuam dispositivos neutralizadores adequados.

4. TRANSPORTE DE SACAS

Um único trabalhador que desempenha o transporte de sacos de forma contínua ou descontínua, constitui o transporte manual de sacas.

Na NR11, o limite de distância para este transporte é de 60 metros. E quando a distância for maior, será necessário utilizar vagonetes, carros, carretas, carros de mão apropriados ou qualquer outros tipo de tração mecanizada.

Fica proibido o transporte manual de sacas com pranchas (que devem ter pelo menos 50 centímetros de largura) sobre vãos maiores do que 1 metro de extensão. 

E por fim, quando uma operação de carga e descarga for realizada manualmente, o trabalhador deverá contar com o auxílio de um ajudante para preservar a saúde e segurança dos envolvidos.

5. EMPILHAMENTO

5.1 Empilhamento mecanizado

Para realizar empilhamento mecanizado são utilizadas esteiras rolantes ou empilhadeiras.  E para determinar a… Para saber mais sobre a NR 11, clique aqui.

curso de nr 11norma regulamentadora 11Normas Regulamentadorassegurança no trabalho
Comentários (0)
Add Comment