NR11 Segurança do Trabalho em Transporte

A NR11 estabelece medidas de segurança para o trabalho dos funcionários em transporte, armazenamento e manuseio de materiais e cargas, visando  reduzir o número de acidentes no ambiente de trabalho.

Como todas NR (normas regulamentadoras) são importantes para a saúde, segurança e integridade física do trabalhador, em seus mais diferentes ambientes de trabalho e, dentre elas, agora vamos destacar a NR11.

Segundo a NR11, empresas públicas e privadas, com funcionários registrados pela CLT, devem seguir alguns critérios básicos. Para poderem trabalhar determinadas funções, como:

  • Operar elevadores,
  • Guindastes;
  • Transportadores industriais e
  • Máquinas transportadoras.

E mais, segundo essa NR11, os equipamentos utilizados para movimentação de materiais devem oferecer garantias de conservação, de resistência e segurança. 

NR11 curso

Regras para Utilização de Equipamentos

Já, para equipamentos de transporte motorizado, o trabalhador deve possuir habilitação para dirigir, com validade de um ano. 

Em locais fechados de obra e com pouca ventilação, é preciso tomar muito cuidado com os gases tóxicos emitidos pelos equipamentos, evitando que exceda o limite permitido.

Em atividades de transporte de sacas é muito comum haver acidentes relacionados a ergonomia, para evitá-los, é preciso estar muito atento às medidas de segurança. 

Lembrando que só podem ser caracterizados como transportes de sacas, as atividades realizadas, continuamente ou não. Quando o colaborador carregar o peso sozinho, sendo a distância máxima de transporte manual de 60 metros.

A NR11 determina que, para esse tipo de atividade, o trabalhador utilize um cinto ergonômico com suspensório. Aliviando, assim, o peso na coluna, ou ainda, utilize esteiras-rolantes ou empilhadeiras.

NR11 e o armazenamento de materiais

Vale ficar atento também, além do transporte e manuseio de materiais, ao seu armazenamento, que também pode oferecer riscos aos trabalhadores.

É fundamental portanto, respeitar a capacidade de carga do espaço, e o local de armazenamento não pode ter portas, equipamentos contra incêndio ou saídas de emergência bloqueados. E nem tão pouco, atrapalhar o trânsito, a iluminação e outros acessos.

Vale ter em mente, também, que o armazenamento de materiais deve obedecer os requisitos de segurança especiais a cada tipo de material. 

NR11 segurança e transporte

Identificação de Carga Máxima

Segundo a NR11,  todo o equipamento deve possuir identificação de carga máxima, além do registro de manutenção e inspeção periódica. Sendo importante, também, que o fabricante do equipamento forneça o manual de instruções para facilitar as operações.

As áreas para movimentação de cargas pesadas, como chapas, devem oferecer segurança, sendo preciso que durante o procedimento, seja interrompida a circulação de pessoas.

Essas são só algumas das muitas normas da NR11, lembrando que a capacitação e o treinamento são de responsabilidade do empregador. Sendo necessário investir, constantemente, em reciclagem para que não esqueçam da importância da NR11!

NR11

Aplicar a NR11, sem dúvida, garante inúmeras vantagens, desde a redução no número de acidentes, gastos, o aumento na produtividade. Além de estar incentivando os empregados a trabalharem com segurança, priorizando saúde e bem estar.

Enfim, o que a NR11 tenta estabelecer são regras de segurança que, se seguidas fielmente, com certeza, diminuirão muito os riscos à acidentes.

O fato que, infelizmente, muitas construtoras, ainda não investem em treinamentos, capacitação. Ou até mesmo orientação sobre as atividades de risco, causando acidentes que, na maioria das vezes, poderiam ser evitados.

Por isso, não deixe de seguir as normas regulamentadoras do seu setor e se reciclar constantemente!

Comentários (0)
Add Comment