Norma Regulamentadora

Curso de NR 14 – Norma Regulamentadora 14

0

Curso de NR 14 – Norma Regulamentadora 14

Fornos

1. INTRODUÇÃO – Curso de NR 14 – Norma Regulamentadora 14

A NR14 é responsável por determinar sistemas de proteção específicos quando forem utilizados combustíveis gasosos ou líquidos em fornos.

Estes são equipamentos bastante usados em diversas indústrias como: metalúrgica, automotiva, cerâmica, aeroespacial, entre outras atividades que fazem uso do tratamento térmico ou termoquímico para gerar endurecimento de materiais.

Considerando que são equipamentos operados em alta temperatura, existem variados riscos quando são utilizados.

2. AGENTES AMBIENTAIS

Fornos industriais utilizam de 2 principais agentes ambientais: físicos e químicos.

  1. Agentes físicos: calor, radiação não ionizante e ruído;
  2. Agentes químicos: gases e aerodispersoides.

A fim de proteger trabalhadores dos efeitos do calor, os fornos devem ser construídos de forma sólida e revestidos com material refratário, para que o calor radiante não ultrapasse os limites estabelecidos pela NR15 em seu anexo 3 – Calor.

  • O calor radiante é definido a partir da quantidade de calor que é transferida sem suporte de algum material. Assim, a energia radiante passa pelo ar e aquece a superfície que será atingida.

Também na NR15 – anexo 3, deve-se observar o regime de trabalho dos trabalhadores chamados forneiros (período de trabalho x período de descanso).

3. LOCAL DE INSTALAÇÃO

Curso de NR 14 - Norma Regulamentadora 14

Sempre pensando na segurança e saúde ocupacional dos trabalhadores, os fornos devem ser instalados em locais que evitem o acúmulo de gases nocivos e altas temperaturas para trabalho.

Da mesma forma, escadas e plataformas de fornos devem ser instaladas de forma que os trabalhadores possam executar de forma segura suas tarefas.

4. MEDIDAS DE PROTEÇÃO – Curso de NR 14 – Norma Regulamentadora 14

Por fim, são definidas na NR14 que fornos que utilizam combustíveis gasosos ou líquidos deve contar com sistemas de proteção.

Assim, são evitadas explosões por falha da chama de aquecimento ou acionamento do queimador. Da mesma forma, não há retrocesso da chama.

Além disso, os fornos devem ter chaminé suficientemente dimensionada para que os gases queimados sejam liberados (de acordo com as normas técnicas relacionadas à poluição do ar).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.