Norma Regulamentadora

NR10 Curso com Certificado

0

No Curso de NR10 vai aprender sobre os requisitos mínimos para garantir a saúde e segurança no trabalho.

A NR10 é uma das mais importantes, cujo objetivo é definir regras mínimas para segurança e saúde dos trabalhadores que desempenham funções relacionadas à eletricidade.

Como, provavelmente, você já sabe, NR é a sigla para Norma Regulamentadora, existindo um total de 37NRs hoje em vigor, e todas criadas para estabelecerem obrigações e deveres para empregadores e trabalhadores.

Então, a Norma Regulamentadora 10 (NR10) foi instituída pelo Ministério do Trabalho e Emprego estabelecendo regras relacionadas à segurança em instalações e serviços em eletricidade. 

Sendo então a NR10 considerada uma das normas mais importantes.

NR10 curso
NR10 curso

NR10 e suas principais regras 

Como já foi dito, a NR10 estabelece um conjunto de regras a serem cumpridas pelo empregador e empregado. Visando garantir a segurança em instalações e serviços em eletricidade. Confira abaixo algumas das suas mais importantes normas: 

Todas as regras estabelecidas na NR10 devem ser aplicadas em todas as fases dos serviços relacionados à energia elétrica. Abrangendo geração, transmissão, distribuição e consumo, desde o projeto, construção, montagem, operação e manutenção de estruturas elétricas. 

E, caso seja preciso, adotar de forma complementar o cumprimento de normas internacionais, elevando o nível de segurança dos trabalhadores, usuários da estrutura e proximidade.

Curso de NR10

Independentemente do grau de risco apresentado, o trabalhador que deseja atuar em serviços relacionados à energia elétrica, deve fazer o curso específico de NR10. 

Claro que em uma instituição de ensino devidamente autorizada e credenciada, precisando apresentar à empresa o certificado de conclusão do curso. 

Sendo assim garantindo que o trabalhador conhece as normas de segurança envolvidas em todas as etapas dos serviços de eletricidade.

Curso de NR10
Curso de NR10

Medidas preventivas

Devem ser adotadas medidas preventivas e de controle de riscos elétricos e demais riscos adicionais em todos os tipos de intervenções em instalações elétricas. 

Sendo necessário, para isso,  elaborar uma análise de risco prévia para garantir a segurança de todos os envolvidos. E evitar possíveis riscos de acidentes, tais como choques elétricos e incêndios.

Independentemente do grau de risco, também é preciso que em todas as atividades de instalações elétricas dos trabalhadores, envolvidos na tarefa, utilizem os equipamentos de proteção individual aplicáveis.

Além das medidas evitando riscos associados à eletricidade, também é preciso considerar outros fatores de risco tais como: 

  • Altura, 
  • Espaço confinado, 
  • Umidade, possibilidade de explosões, 
  • Campos magnéticos, 
  • Poeira e etc.

Capacitação

É responsabilidade das empresas estabelecer sistemas e métodos de identificação para analisar se os trabalhadores estão devidamente capacitados para exercer as suas funções.

De acordo com a NR10, trabalhadores que desempenharem funções relacionadas a intervenções elétricas, deverão passar por exames médicos ocupacionais.

E apresentar perfeitas condições físicas e mentais para exercer suas tarefas.

A NR10 determina, entre outras regras, que em qualquer uma das situações abaixo, o trabalhador que atua com eletricidade deve passar por um treinamento de reciclagem de NR10 (devendo ser realizado a cada 2 anos):

  • Mudança de função ou de empresa;
  • Retorno de afastamento do trabalho por período superior a 3 meses;
  • Alterações nas instalações elétricas ou métodos relacionados à organização e processos do trabalho.

Segundo a NR10, os locais onde estão localizados os equipamentos ou instalações elétricas deverão estar protegidos de explosões e incêndios.

NR10 curso online
NR10 curso online

Deveres dos trabalhadores conforme a NR10

Vale ter em mente que não apenas o empregador tem deveres, o trabalhador também. 

Assim sendo, é de responsabilidade não apenas do empregador, mas também do empregado, cumprir fielmente as questões relacionadas à segurança e saúde.

De todos aqueles trabalhadores presentes nas instalações e serviços em eletricidade.

De acordo com a NR10, dentre os deveres dos trabalhadores podemos destacar:

  • Preservar sua própria segurança e saúde. Assim como a integridade física de pessoas que possam ser afetadas por suas ações ou possíveis omissões ao executar suas funções;
  • Cumprir todos os procedimentos de segurança contidos na NR10;
  • Caso desconfie de possíveis riscos de acidentes ou alterações na estrutura elétrica, comunicar imediatamente ao responsável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.