Norma Regulamentadora

NR17 – O que é e Pra que serve

0

Mais necessária que nunca, a NR17 trata sobre a ergonomia no trabalho, visando proporcionar o conforto, diminuir riscos de lesões e aumentar a produtividade dos profissionais.

A norma regulamentadora nº 17, ou simplesmente, NR17, tem como objetivo garantir certos parâmetros para a boa condição de trabalho.

Partindo de uma adaptação às características físicas e psicológicas dos empregados. A fim de oferecer conforto máximo, desempenho e segurança durante o expediente de trabalho. 

NR17 e a Obrigação do Empregador

A NR17 define, dentre outras normas, que é obrigação do empregador realizar a avaliação da adaptação de seus funcionários no ambiente de trabalho. E às condições impostas durante seu turno, sendo preciso realizar a análise ergonômica do trabalho, ou, como é conhecida, AET.

A AET deve considerar as condições de trabalho oferecidas em acordo com a NR17. 

Na verdade, a NR17 não deve ser subestimada já que, por incrível que pareça, as piores e mais comuns doenças do trabalho acontecem pelo excesso de exposição do trabalhador aos riscos ergonômicos.

Tais como, trabalhos realizados apenas, e durante muito tempo, em pé, levantamento de cargas pesadas, esforço repetitivo e monotonia, já este último ligado ao psicológico do trabalhador. 

NR17
NR17

Vale saber que todos estes fatores, de uma forma ou de outra, acabam afetando a saúde física e mental do empregado. Gerando desconforto, podendo ocasionar, também, baixa produtividade para a empresa.

Por isso, se tornando fundamental o empregador se preocupar com a ergonomia de seus trabalhadores, prevenindo problemas de saúde nos mesmos e mantendo a boa produtividade em seu negócio.

É importante lembrar que a norma regulamentadora nº 17, a NR-17, é obrigatória para todas as empresas, e não cumpri-la trará apenas malefícios ao empregador e aos empregados. 

NR17 e seus Parâmetros

A NR17 foi criada se baseando nos seguintes parâmetros: 

  • Levantamento, transporte e descarga individual de materiais; 
  • Mobiliário dos postos de trabalho; 
  • Equipamentos dos postos de trabalho; 
  • Condições ambientais de trabalho; 
  • Organização do trabalho. 

Nem mesmo trabalhadores operadores de Check Outs e teleatendimento/telemarketing foram esquecidos na NR17.

Pois essa NR dedicou dois anexos detalhando suas condições ergonômicas.

Mas a NR17 também dispõe sobre movimentação manual, oferecendo informações sobre movimentação de cargas leves ou pequenas, em que precise repetir a mesma tarefa diversas vezes seguidas.

A NR17 também leva em conta a normas de produção, tempo, modo operatório, ritmo do trabalho. Definindo as normas de ergonomia a serem seguidas no ambiente de trabalho.

Então devendo o empregador planejar o processo, ensinar seus empregados e implementar o programa ergonômico.

 

NR17 curso
NR17 curso

Benefícios da ergonomia no ambiente de trabalho

Implementar a ergonomia no ambiente de trabalho significa possibilitar uma melhor qualidade de vida, com pessoas mais saudáveis e dispostas.

Podemos citar dentre os muitos benefícios,  a diminuição de funcionários com problemas de saúde. Minimizando o afastamento de funcionários por problemas relacionados à saúde.

Sem dúvida, a ergonomia no ambiente de trabalho ajuda não apenas os empregados, como também, os empresários. Já que funcionários saudáveis e produtivos, impactam diretamente no faturamento e crescimento da empresa.

Lembrando que o não cumprimento da NR17 pelos empregados e empregadores pode gerar consequências desastrosas. Tanto para a empresa quanto para o funcionário. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.