Norma Regulamentadora

FAZER ESSE CURSO

NR35 Faça Aqui o Curso de NR

0

Você vai ler aqui sobre a NR35, uma das principais NRs para quem trabalha nas alturas, a norma regulamentar nº35 ou, simplesmente, NR35. 

A qual é voltada para o trabalho em altura, que traz um conjunto de regras visando proteger a saúde e segurança dos empregados. 

NR diz respeito à Normas Regulamentares, existindo muitas delas, cada uma voltada à um setor ou trabalho diferente. Havendo ainda muitas dúvidas sobre essas normas e suas importâncias.

Certamente, os empregados precisam conhecer para poder cobrar dos empregadores tais normas.

Assim como, os empregadores precisam ficar atentos para não sofrerem eventuais punições, como: ter que paralisar um trabalho ou obra, por exemplo, enquanto procura se adequar às tais normas.

Por isso, é fundamental investir em cursos, para conhecer e se reciclar, ficando por dentro dos principais pontos de uma NR, como essa a NR 35.

NR35
NR35

Trabalho em altura

Primeiramente, é preciso saber identificar do que se trata, especificamente, o trabalho  em altura e quando é aplicável à NR35. Na verdade, para que a NR35 possa ser aplicada, o trabalho exercido precisa combinar dois elementos:

  • exercer uma atividade realizada acima de dois metros do nível inferior;
  • sofrer risco de queda.

Vale saber que, para esse tipo de trabalho, é preciso ter em mente que algumas regras devem ser aplicadas em conjunto.

Nesse caso, muitas das aplicadas à NR5 cabem também nesse tipo de trabalho em altura com a NR35. Principalmente às regras relacionadas aos padrões de segurança.

É fundamental ter em mente que essa atividade só pode ser realizada por empregados que estejam, ao mesmo tempo, capacitados e autorizados.

NR35 curso
NR35 curso

Treinamento para trabalho em altura com a NR35

Uma das principais regras da NR35 diz respeito à capacitação profissional, sendo exigido que o trabalhador passe por curso de treinamento específico. Para trabalhar em altura e supervisão de um técnico em segurança do trabalho. 

No curso de NR, dentre outros temas, o trabalhador vai conhecer:

  • as normas e exigências legais da NR35;
  • os equipamentos obrigatórios de proteção individual;
  • as medidas de diminuição de risco;
  • os procedimentos de emergência e primeiros socorros.

Autorização para Trabalhar em Altura

Vale saber que é preciso que o trabalhador obtenha duas autorizações para poder exercer trabalhos em altura: 

  • avaliação do estado de saúde: atestado médico realizado de maneira periódica, garantindo a aptidão do trabalhador;
  • anuência formal da empresa: o empregador tem de assinar uma autorização específica para cada empregado. Explicando o trabalho em altura que será realizado e seus limites.
NR35 o que é
NR35 o que é

Deveres do empregador

Dentre os principais deveres do  empregador, responsável pela implementação das regras da NR35,  podemos destacar os seguintes:

  • analisar e reduzir os riscos;
  • fornecer os EPIs e supervisão de uso;
  • realizar exames médicos necessários;
  • preservar documentos relativos ao trabalho em altura, tais como a AR – análise de risco, PT – permissão de trabalho, procedimento operacional, ficha de EPI entre outros.
  • supervisionar as atividades e suspender em caso de riscos não previstos.

Deveres do empregado

Se engana quem pensa que só o empregador tem deveres, na verdade, o empregado também tem. E o principal é facilitar a implementação das normas da NR35, contribuindo com a adoção das práticas exigidas.

Então informando aos supervisores sempre que observar alguma nova situação de risco.

Vale saber que, justamente, pelo fato do empregador ser penalizado a cada descumprimento de algum padrão de segurança. O empregador pode e deve utilizar o seu poder disciplinar, advertindo e suspendendo.

E, também, em casos mais graves, até demitindo por justa causa o empregado que não cumprir com seu dever como, por exemplo, não usar o EPI. 

Portanto, é fundamental que as regras contidas na NR35 sejam fielmente obedecidas por ambas as partes.

curso de nr35
curso de nr35

O uso de EPIs

Os EPIs utilizados no trabalho em alturas compreendem o sistema de ancoragem e acessórios. Os empregadores devem realizar as fiscalizações de rotina antes do início do trabalho, verificando a qualidade e garantir seu uso de acordo com a NR35.

Procedimentos em casos de acidentes e emergências

É também de responsabilidade do trabalhador garantir uma equipe de resposta para emergência e salvamento. Que deve estar devidamente capacitada para efetuar resgates e prestar os primeiros socorros.

E então é isso, como vimos, se forem seguidas as regras da NR35, certamente se estará evitando acidentes, sendo fundamental a constante informação sobre essas regras. 

Nesse sentido, vale apostar em cursos online, como os oferecidos pela plataforma Cursos de NR, que oferece conhecimentos atualizados sobre todas as NRs vigentes, além da NR35.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.