Norma Regulamentadora

NR4 para Empregados e Empregadores

0

A NR4 determina os parâmetros para a contratação e constituição do núcleo de profissionais do SESMT — Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

Para quem ainda não sabe, NR é a sigla para Normas Regulamentadoras, as quais foram criadas visando garantir a saúde e segurança em vários setores do trabalho. Para isso, foram criadas várias e diferentes NRs, por enquanto, são 37, no total.

Então, antes de falar sobre a NR4, é preciso saber que o SESMé formado por profissionais (equipe multidisciplinar formada por médico, engenheiro, enfermeiro e auxiliar e técnico em segurança). Que atuam para diminuir os riscos do ambiente de trabalho e garantir a integridade dos empregados envolvidos.

Esses profissionais, em conjunto, devem orientar a equipe sobre as boas práticas da NR4 de segurança. Para prevenir acidentes e doenças ocupacionais, bem como sobre o uso correto dos EPIs.

A importância do SESMT 

NR4 importancia
NR4 importancia

Justamente, para interpretar e implementar as determinações da Lei 6.514 de 22 de dezembro de 1977. Que criou as normas regulamentadoras para estabelecer as regras de segurança no trabalho. É preciso que a empresa, após avaliação do seu grau de risco, adote, ou não.

O SESMT, uma equipe responsável por adotar as medidas necessárias para preservar a saúde e segurança dos trabalhadores durante o período de atividades.

Assim, de acordo com o grau de risco da empresa, e o número de colaboradores envolvidos. Maior será o tamanho da equipe formadora do SESMT. E tanto o gestor da organização como o profissional de segurança do trabalho devem ficar atentos para cumprir a regulamentação da NR4 e as demais exigências legais.

Que empresas devem criar o SESMT

Então, de acordo com as regras da NR4, as empresas privadas e órgãos públicos que ofereçam um determinado grau de risco aos seus funcionários. Com colaboradores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), deverão criar um SESMT.

Ou seja, contratar profissionais de engenharia de segurança do trabalho e em medicina do trabalho, os quais deverão identificar a graduação de risco da atividade.

Bem como orientar adequadamente sobre a necessidade, ou não, de contratação de mais profissionais para integrar o SESMT.

Empresas que não se enquadram na NR4

NR4
NR4

É importante frisar que, mesmo aquelas organizações que não se enquadram nos critérios de formação do SESMT. Também devem obedecer as normas da NR4 de preservação da vida e da saúde dos trabalhadores.

Dessa forma, se uma empresa não se enquadrar no requisitos estabelecidos na NR4. O empregador poderá, por meio de SESMT comuns (organizados pelo sindicato/associação de categoria ou por empresas ou profissional contratados). Dar assistência na área de Segurança e Medicina do Trabalho aos seus empregados.

Sendo assim, da mesma forma, estará garantindo a integridade física e saúde do trabalhador.

Enfim, de uma forma geral, é fundamental que empregados e empregadores conheçam muito bem as NRs. E nesse caso a NR4, relacionadas ao seu tipo de trabalho

E evitem seu descumprimento, ajudando a diminuir as causas de acidentes com a aplicação de medidas de segurança de acordo com tais normas regulamentadoras.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a importância da NR4 e porque deve ficar atento às suas exigências. Devendo, sem dúvida, buscar estar sempre atualizado quanto às suas normas.

Por isso vale investir em cursos online, os quais ajudam o trabalhador a se manter em dia com as regras. E garantir sua  saúde e segurança em seu trabalho.

E aqui você pode conhecer o curso online sobre NR4 e solicitar o certificado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.